E aí, brasileiros?

Sou o Gabriel, estou aqui para compartilhar com vocês tudo o que rola aqui no Jamboree Mundial aqui no Summit Bechtel Reserve em West Virginia, Estados Unidos!

Os dois primeiros dias do Jamboree já foram movimentados, com tropas chegando de todo o mundo e montando seus campos. Em um piscar de olhos, os participantes instalaram todos os essenciais – barracas, cozinhas, e claro, pontos de troca para lenços e distintivos.

Choveu muito e a minha tropa estava com dificuldade para montar o campo, mas os nossos vizinhos de subcampo, havaianos, nos deram uma ajuda muito bem-vinda. Essa foi a primeira vez que eu experimentei algo que é onipresente no Jamboree: escoteiros de todas as nações se ajudando e apoiando, fazendo amizades e trocando experiências.

A cerimônia de abertura na terça-feira foi, de longe, um dos melhores momentos da minha vida, um do qual eu não vou me esquecer tão cedo. Não só porque eu participei de parte dela, carregando a bandeira do Iêmen, mas porque foi uma demonstração linda do que nós, escoteiros, somos capazes e quão longe podemos ir.

Houve a lindíssima apresentação de Lebo M, cantor que gravou Ciclo Sem Fim, do filme Rei Leão, seguida do desfile das bandeiras dos países participantes e da apresentação dos representantes dos Estados Unidos, México e Canadá, os países-sede do Jamboree. Depois disso, fomos presenteados com um belíssimo e inspirador discurso do apresentador de TV e chefe escoteiro Bear Grylls. Ícone e herói para muitos de nós, falou sobre o potencial que nós escoteiros temos e de como podemos mudar o mundo.

Seguiu-se o show da banda Recycled Percussion, uma performance enérgica e criativa utilizando como instrumentos escadas, liquidificadores e material reciclado, animando os participantes e estabelecendo um clima geral de festa.

Ao final da cerimônia, a parte mais emocionante da noite. Da escuridão, surgiu uma revoada de drones em formação, acendendo e apagando luzes coloridas para criar palavras e figuras brilhantes no céu. E foi assim, sob uma grande flor de lis que flutuava como uma constelação, que se encerrou o primeiro dia do Jamboree. A pergunta que, como as luzes, ficou no ar, é a mesma para todos: quais outras aventuras viveremos aqui?

Print This Post Print This Post