E aí, brasileiros!

Então, o Jamboree acabou, assim, rápido. Doze dias passaram voando. Com um show de encerramento absolutamente espetacular, com direito a Pentatonix e queima de fogos, fechou-se o ciclo.

A experiência de fazer parte desse evento me ensinou que o Jamboree é muito mais do que a chance de fazer atividades escoteiras com gente do mundo todo. O Jamboree é, acima de tudo, um símbolo de esperança- esperança, como disse o ex-secretário geral da ONU, Ban-Ki Moon, em seu discurso na cerimônia ee encerramento. Perceber que o Escotismo, criado com a intenção de formar jovens cidadãos éticos e preparados, é um movimento mundial que une milhões de pessoas completamente diferentes em torno da mesma paixão gera um sentimento de esperança, pois mostra que apesar de tudo o que temos de diferenças pode ser colocado de lado para um mundo melhor.

De fato, durante esses doze dias, pude entender é, de fato, ser escoteiro. No Jamboree, fomos organizados em tropas e patrulhas e sempre andamos com pelo menos um outro companheiro: foi preciso confiar e ser digno de confiança para que os grupos funcionassem e lealdade para que se mantessem juntos. Foi preciso ser econômico na hora de comprar e preparar os alimentos, disciplinado na hora de tratar da arrumação no campo. E, apesar das dificuldades, como as caminhadas que pareciam eternas, carregar o carrinho de compras pesado morro acima, acordar às cinco da manhã em meio à névoa mais densa que eu já vi na minha vida, as esperas enormes nas filas das atividades, sol intenso e chuva irritante; tudo valeu a pena. Estou certo de que cada um de nós voltou para casa com um sorriso maior.

Ser cortês foi essencial, especialmente ao conhecer gente nova. O sorriso no rosto e a mente aberta abriram portas para amizades fantásticas com pessoas que nem imaginaria conhecer. A admiração que tivemos pelo local fantástico onde ocorria o Jamboree, com suas trilhas pela mata, já vinha do nosso respeito pelas plantas e pelos animais. Assim, sempre alertas para fazer o bem a quem fosse, de corpos e almas limpos com as melhores intenções e unidos pela mesma lei, nos achamos amigos de todos e irmãos dos demais escoteiros.

O lema do Jamboree, “descubra um novo mundo”, não foi à toa. As nossas semelhanças como escoteiros foram a chave que possibilitaram que nós desbloqueássemos o novo mundo do qual participamos.

Foi uma honra dispor desse blog para compartilhar com vocês todos o que foi o Jamboree Mundial de 2019. Fico feliz por ter representado o Brasil e o Escotismo nesse evento tão importante, e espero continuar difundindo os valores escoteiros sempre que possível.

Até a próxima, sempre alerta!

Print This Post Print This Post