- 24th World Scout Jamboree - https://www.2019wsj.org -

Novos Irmãos Escoteiros

E aí, brasileiros?

Vem chegando ao fim esse Jamboree, passou como um piscar de olhos. Existem muitas coisas das quais eu gostaria de falar antes de me despedir, várias delas que eu ainda vou mencionar em blogs futuros, as nesse post aqui eu gostaria de falar da minha coisa favorita desse Jamboree.

Sim, o Summit Bechtel Reserve é um lugar e tanto para quem curte aventura. A parede de escalada é um desafio e tanto, é divertido surfar sobre o lago num stand up paddle e é emocionante voar acima do lago na Big Zip, a maior tirolesa das Américas. O tanto de coisa que há para conhecer aqui também impressionou: os projetos da Global Development Village para um mundo melhor, a Sustainability Treehouse, uma casa na árvore cem por cento sustentável, a tenda Faith and Beliefs, que apresenta religiões diferentes do mundo para melhor compreensão, entre vários outros.

Apesar de tudo isso, para mim, o ponto focal do Jamboree não foi esse. O que mais me fascinou durante todo o tempo que passei aqui foi poder conhecer pessoas e fazer amizades, de uma forma que apenas o escotismo pode possibilitar.

Não me vem à mente mais nada que possa me dar a chance de cumprimentar um completo estranho e puxar assunto com a maior naturalidade, especialmente esse estranho sendo de um país que (admito) mal sei achar no mapa mundi. É graças ao lenço que usamos ao redor do pescoço que temos a oportunidade de conhecer mais sobre nós e o mundo que vivemos.

Um outro Embaixador de quem fiquei bastante amigo descreveu muito bem quando disse que o Jamboree é uma situação de aprendizado perfeita, porque cada um de nós escoteiros temos vidas, histórias e experiências diferentes, mas estamos unidos pela Lei e pela Promessa Escoteira, que são as mesmas em qualquer lugar do mundo. Cada país organiza o escotismo de uma forma diferente, e a experiência de cada membro é única. Assim, o que eu e você conhecemos sobre ser escoteiro é apenas uma fração minúscula do coletivo geral. Fazemos parte de a realidade global, que apesar de diferenças pontuais aqui e ali é a mesma. Somos todos jovens com interesses comuns e objetivos comuns: gostamos de nos aventurar e queremos ver um amanhã melhor.

Vir para o Jamboree me ajudou a ver o real sentido de ser escoteiro: não é só porque o uniforme é lindo ou porque nós acampamos e ganhamos distintivos. Ser escoteiro é fazer parte de um movimento que começou com o sonho pioneiro de Lord Robert Baden-Powell, para que jovens possam aprender valores, uns com os outros e com os mais velhos, para se tornar pessoas melhores.

Por isso, nesse post eu gostaria de agradecer aos grandes amigos de todos os cantos do mundo que eu fiz aqui. Foi uma honra conhecer, conversar e trabalhar com vocês no projeto Global Ambassadors. Me sinto feliz por ter em comum com vocês a paixão pelo Escotismo, e agradeço imensamente por terem vivido dias incríveis comigo e por me ensinarem muito mais sobre o Movimento do qual eu faço parte.

(Na foto: os Embaixadores Supreeth, da Índia, Sahil, dos EUA, eu mesmo e Lotte, da Dinamarca.)