- 24th World Scout Jamboree - https://www.2019wsj.org -

CHEGADA BRASILEIRA NO JAMBOREE

Alô Brasil! Aqui é a Rebecca, global ambassador! Hoje eu vou contar pra vocês sobre o primeiro dia no Jamboree escoteiro mundial. 

A tropa brasileira 009 chegou no subcampo B com muuuuita chuva, mas não desanimou nem um pouco e já começou a montagem das barracas. Após a montagem do campo, comemos um delicioso macarrão com frango preparado na chuva! Depois do jantar, a tropa se recolheu e foi dormir, se preparar para o primeiro dia oficial do jamboree.

De pé às 7:00 horas, a tropa preparou o café, eu porém, fui para a reunião de embaixadores, onde recebi todas as orientações necessárias de um pessoal muito animado. Minha tropa me encontrou e partimos para explorar o campo.

O jamboree é o lugar mais impressionante que vocês podem imaginar. Se você olhar para a direita, poderá ver alguns belgas, se olhar para outro lado, pode encontrar alguns japoneses, ou então encontrar um tropa canadense cantando músicas típicas. A questão é que o jamboree é um lugar como nenhum outro. Não existem limites para o tanto de emoções que sentimos. É um conjunto de culturas, aventuras, experiências e o mais importante, diferentes pessoas. Eu acredito firmemente que não importa onde alguém está, o que faz aquele momento incrível são as pessoas, e isso não falta no jamboree. O app “novus” foi uma invenção dos organizadores do jamboree que nos proporcionou a oportunidade de conseguir o contato de pessoas que conhecemos com bastante facilidade. O sistema funciona assim: todos os participantes receberam uma pulseira, e quando pressionada perto de outra, os dados sincronizam e são enviados para um app no celular.  Andando pelo campo principal passamos por muitas casas internacionais de comida, onde cada país tenta trazer para cá um pouco de casa, e é claro que o Brasil não decepcionou. O “Buteco do Brasil” organizado pelo grupo Madalosso se superou. Atraiu muitas pessoas de várias nacionalidades, e agradou muito os brasileiros com os pastéis, pães de queijo, açaís, e por aí vai. Energia contagiantes, música e gringos por todo lado, o jamboree forma o pacote completo para diversão. De tarde eu me encontrei novamente com outros embaixadores para nos prepararmos para a cerimônia de abertura. Os embaixadores foram responsáveis por carregar as bandeiras das delegações. Eu tive a honra de carregar a bandeira de Madagascar, e depois de três horas de preparação, a cerimônia começou. A energia que eu senti é absolutamente inexplicável, e é uma experiência que eu nunca vou esquecer. As diferentes nações gritando, torcendo pelos países, cantando, o sol brilhando, as bandeiras balançando, é tudo muito único. Em nenhum outro lugar do mundo eu encontrarei tantas pessoas, de tantos países diferentes, unidos pelo mesmo ideal, movidos pelas mesmas coisas. E e isso que faz do jamboree, uma experiência única. O resto da cerimônia foi cheia de surpresas, shows, músicas, momentos emocionaNtes como o discurso do Bear Grills, a renovação da promessa, e para mim, o momento mais impressionante, a performance dos drones. Diferente de qualquer coisa que eu já vi, os drones foram programados para formar imagens relacionadas ao jamboree, e trabalhando junto com as pulseiras “novus” fizeram um show de arrepiar. Por enquanto é isso Brasil, mas o jamboree mal começou, e ainda tem muita coisa por vir. Aguardem o post de amanhã , Sempre Alerta!

Rebecca